terça-feira, 23 de junho de 2009

A luta será sempre contínua....


Desde que comecei a pensar sobre um tema que me agradasse e interferisse nos meus valores, sou peregrina dos ensinamentos de Paulo Freire.
Não contente com as raríssimas informações obtidas por meio da web e também de livros, inclusive deste maravilhoso educador brasileiro, resolvi me aprofundar.
Foi neste instante que descobri uma preciosidade escondida na Zona Leste II de São Paulo. O MOVA-SP, movimento iniciado em meados de 1989 para oferecer cidadania a inúmeros analfabetos, se mantinha na ativa e ainda era um ícone na educação de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Examinei cuidadosamente todos os materiais a mim disponibilizados. Visitei salas de aula e participei de encontros nacionais. Conheci pessoas de caráter e me reconheci integrante desta estrutura popular.
Ora a política ora a parte social despertavam em mim tudo aquilo que eu sempre havia pensado em relação aos problemas sociais de nosso país: "Toda a nossa base vem da alfabetização!"
A reflexão sobre o assunto era quase constante. Como uma estudante de jornalismo, tão ligada à parte sociológica, não conhecia o MOVA-SP? Como pessoas ainda se encontram em mundos paralelos por não saber a semiologia das palavras? Quantos desempregados ainda existirão sem o apoio deste movimento?
Pois bem, escrevi meu TCC sobre este assunto e jamais me arrependerei. Afinal, por mais que as pessoas critiquem toda a história do movimento, os meus pontos de vista e, ainda por cima, a minha inciativa de resgatar as memórias das pessoas que o mantiveram, eu nunca deixarei de acreditar nos meus pensamentos por um mundo melhor!
Vamos...MOVA-se!!! Vamos ler o mundo! Escrever o mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário